alexa.pagerank

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Curso: ASP.NET 2.0 passo a passo

blogs de língua portuguesa




http://divulgarblog.com/


www.free-ebooks-download.org ---- ASP Dot NET 2.0 Step By Step_01


Bem o curso não é bem um curso mas sim a tradução ou a tentativa de tradução do livro (ASP NET 2.0 Step By Step)

Que é sobre o encaminha-dor de solicitações da Microsoft para Web.Na sua versão 2.0 o livro que eu baixei na internet estava com erros de inglês.

Então eu fiz o possível na tradução fora que eu tenho inglês intermediário
então eu vou logo dizendo se vocês se interessarem de verdade pelo o assunto recomendo que comprem o livro.

Introdução:

Este livro vai ajudar você a descobrir como escrever aplicações para a rede utilizando a versão mais atual da Microsoft do seu encaminha-dor de solicitações HTTP:ASP.NET 2.0.

O desenvolvimento da rede percorreu um longo caminho desde que os primeiros sites começaram a pipocar no início da década de 90.

O mundo do desenvolvimento Web oferece várias escolhas de ferramentas diferentes no que diz respeito ao desenvolvimento de sites.

Ao longo dos últimos anos, o ASP.NET tem evoluído para se tornar um dos mais consistentes, estáveis e rico em recursos frameworks disponíveis para a gestão HTTP.ASP.NET junto com Visual Studio inclui um número de recursos para tornar sua vida como um Web desenvolvedor mais fácil.

Por exemplo, com o Visual Studio você começa com diversos projeto de templates muito úteis para desenvolver seu site.

Visual Studio também suporta um
modo de desenvolvimento, incluindo.

Usando o Serviço de Informação da Internet diretamente para testar o seu site durante o desenvolvimento, usando um servidor embutido na Web, ao desenvolver o seu site ao longo de um conexão FTP.

O depurador do Visual Studio permite percorrer as áreas críticas de seu código para encontrar problemas.

O Designer do Visual Studio permite o desenvolvimento de interface de usuário completa, permitindo a você o controle de cada elemento na tela para ver como eles aparecem visualmente.

Estes são apenas algumas das características incorporadas ao ASP.NET quando em conjunto com o Visual Studio.

Embora o ASP.NET e Visual Studio ofereçam excelente ferramentas para escrever aplicações web.

A cadeia de desenvolvimento sobre a plataforma Microsoft não foi sempre desta forma.

O caminho para se chegar a o ASP.NET 2.0 levou quase uma década para se concretizar.

Pg1 O caminho para o ASP.NET 2.0

Até meados de 93, havia muito
poucos servidores Web no mundo.

A maioria destes primeiros servidores Web estavam em universidades ou outros centros de pesquisa.

No início da década 90, o número de sites disponíveis começou a aumentar dramaticamente.

Se você usou a Web por volta da década 90, provavelmente você tenha se deparado com pouco mais que algumas páginas HTML juntas pelos primeiros pioneiros de sites ou algumas coleções de fotos e links para arquivos GIF ou JPEG.

Naquela época, não havia
Google, e nem Yahoo e MSN Search.

A única forma de você chegar ao site de alguém era se você tivesse a URL ( Uniform Resource Locator ) do site ou fosse encaminhado a ele por meio de outro site.

"Em uma janela do browser de navegação enviado o seu pedido através de um labirinto de roteadores, finalmente aparecendo em um servidor em algum lugar".

Os primeiros servidores
Web estavam em caixas UNIX.

Eles executavam a tarefa simples de carregar o arquivo HTML e enviá-lo de volta para o solicitante (talvez um navegador como o Mosaic).

Com o advento do CGI (Common Gateway Interface), introduziu-se uma forma padrão de interface com browsers para produzir aplicações Web interativas.

Enquanto um servidor Web mais lento, estático é útil em determinados contextos como documentos HTML, aplicações mais complexas requerem uma troca de informação mais rápida entre o usuário e o servidor final.

É aí que entra CGI,Com a ajuda de tags HTML que representam os controles padrão,as aplicações CGI podem responder às solicitações de forma dinâmica.

Ou seja, aplicações CGI variar a sua saída e entrada dependendo do estado do pedido e da aplicação desse pedido, abrindo caminho para muita interatividade.

Por exemplo, uma aplicação CGI pode examinar uma solicitação de entrada e determinar ao solicitante que está à procura de um determinado pedaço de informação.

A realizar uma pesquisa no banco de dados para o produto e tirar algumas HTML que descrevam o produto de volta para o cliente.

Quando ficou claro que a Web era um aspecto importante da tecnologia da informação, a Microsoft entrou na briga com a introdução do Internet Services API (ISAPI) é um programa para encaminha pedidos HTTP: para o IIS (Internet Information Services).

Enquanto os primeiros servidores UNIX Web iniciavam um novo processo para lidar com cada nova solicitação HTTP,que tornava esse modelo muito caro. A estratégia da Microsoft Web era baseada em DLLs.

É muito mais rápido carregar uma DLLs como resposta a uma solicitação HTTP do que ter que iniciar um processo totalmente novo.

Ao utilizar a plataforma Microsoft, o (IIS) encaminha a requisições HTTP para uma porta. onde então ele processas as informações e as executa. Algumas requisições são feitas diretamente.

Enquanto outras requisições são repassadas para a extensão DLLs da (ISAPI) especificamente para executar a solicitação.

Em outros casos, (IIS) mapeará uma extensão do arquivo para uma DLLs da (ISAPI) específica.

Um grande numero de Dlls da (ISAPI) já vêm pré-instalado com o Windows. Porém, (IIS) é extensível, e você pode mapear diferentes extensões para qualquer DLLs de (ISAPI) até uma que você mesmo tenha escrito.

Para fazer um Site da Web trabalhar usando (IIS) e a (ISAPI),juntos os desenvolvedores empregam Dlls da (ISAPI).

Estas Dlls interceptam o pedido, decompõe esse pedido, e respondem a esse pedido devolvendo algo para o cliente (normalmente um arquivo em HTML).

Enquanto a plataforma IIS/ISAPI representa um caminho muito flexível e funcional para criar aplicativos da Web, não deixa de ter o seu lado ruim.

Especificamente, porque os DLLs da (ISAPI) são tradicionalmente escritos em C++ e isso é objeto para as armadilhas da programação em C++ (incluindo tais excentricidades como o Redirecionamento de ponteiros ruins, o esquecimento de memória livre, e ciclos de desenvolvimento tradicionalmente longos).

O outro problema com as Dlls da (ISAPI) é que está se tornando cada vez mais difícil de se achar programadores de C++.

Para Servidores que usam (ASP), ou ASP CLÁSSICO.

pg2 ASP CLÁSSICO:

Em um esforço para fazer o desenvolvimento da Web mais acessível na plataforma da Microsoft, Microsoft introduziu Active Server Pages (ASP).

A idéia por trás do ASP clássico é que uma DLLs da (ISAPI) única chamada ASP.DLL interpreta os arquivos com a extensão (ASP) (por exemplo, MYSITE.asp).

Os arquivos da (ASP) incluem um pouco de HTML e um pouco de código de script para ser executado no servidor.

A DLLs da ASP (ISAPI) executa o o código de script quando necessário e envia o HTML contento o arquivo da ASP de volta para o cliente.

Os código de script normalmente chamados objetos (COM) é que fazem o trabalho sujo (por exemplo, procurado um item em um banco de dados e longo depois procurado uma saída baseada em sua estrutura) enquanto que procuram na pagina algum que defina o arquivo (ASP) na HTML.

Enquanto (ASP) abriu as portas para uma cadeia inteira de novos programadores suprindo muito mais extensamente o idioma de programação usado (Visual Basic e VBScript), não era a plataforma definitiva.

Entre os lados ruins do (ASP) clássico estão:
A Mistura do código de interface com o usuário e o lógico de programação.

problemas de desempenho devido a IDispatch( IDispatch é a interface que expõe o protocolo OLE Automation É uma das interfaces padrão que pode ser exposta por objetos COM)

Um meio incompatível de administrar estados (estado de sessão e estado de aplicativo).

Um ad-hoc modelo de segurança.

Isto não é uma lista definitiva de forma alguma, mas ela destaca os assuntos mais importantes no que diz respeito ao (ASP) clássico.

É justamente por isso que ASP.NET existe.

ASP.NET 1.0 e 1.1
Microsoft's .NET framework abriu caminho para introdução de toda uma nova cadeia de programação a plataforma da Microsoft.

Os desenvolvedores da Microsoft estavam principalmente preocupados com treasads e a memória (Que é basicamente o API do modelo de programação).

Esse modelo transformou todas as áreas do desenvolvimento (inclusive no desenvolvimento da Web),colocando um fardo pesado em cima dos programadores.

ASP.NET é construído sobre noções do tipo administrativas.

Os desenvolvedores que já escreviam os códigos mais antigos do Windows (e códigos da Web) escreviam classes usando C++ com Visual Basic.


De muitas formas,os tipos do ASP.NET se assemelham a noção de classe do C++ que são unidades de estado com funcionalidades presas a elas.

Porém, as semelhanças terminal ai.

Considerando que era repassado ao desenvolvedor a incumbência de administrar instâncias de classes, tipos são administrados completamente pela .Net runtime serviços,Common Language Runtime (CLR).

Como o (CLR) assume o comando de administrar memória e threads, desenvolvedores tem muito mais liberdade para se concentrar no aplicativo real (em lugar de perseguir,ponteiros errante, baixa de memória, e inexplicáveis erros).

ASP.NET introduz os serviços runtime e uma bem elaborada biblioteca de classes para muito realçar o desenvolvimento da Web.

De qualquer modo, ASP Clássico era classificado de “ultrapassado” a arquitetura IIS/ISAPI sem qualquer organização real pensado como as decisões de projetos afetariam desenvolvedores mais tarde.

"Bem, agora que os problemas do ASP.NET clássico se tornaram bastante óbvios".

ASP.NET foi construído do nada até ser torna uma extensiva,e rica ferramenta de encaminhamento de solicitações HTTP.

ASP.NET da suporte (IIS) as solicitações de pedidos para serviços da ASP.NET são mapeados por uma DLL da ISAPI. A DLL é chamada de ASPNET_ISAPI.DLL.

De lá,o processo passa pelo processamento de trabalho fornecido pela ASP.NET (ASPNET_WP.EXE em IIS 5 ou W3WP.EXE em IIS 6).

O processamento de solicitações fundamentais é lidado por ferramentas administrativas dentro do processo de trabalho.

Contido em fontes de informações onde algumas são fornecidas pela Microsoft e/ou seus parceiros, e outras fornecidas pelos desenvolvedores independentes.

“Quem mais do, ASP.NET que foi construída do nada para ser uma framework completa para escrever aplicativos da Web.”

Todas as partes do framework executam juntas as solicitações das ferramentas.

EM contraste, ao código de script da ASP.NET CLÁSSICO que não tinha nenhuma estrutura para isto, e o código lógica dentro de aplicativos tendiam a ser ad-hoc.

ASP.NET 1.0 e 1.1 forneceu um número significante de características, inclusive:

*Uma orientação de objetos framework para definir aplicativos.

*Separação de interface de declarações com o usuário (HTML) e a lógica aplicativa

*Um compilado de código para executar lógica de aplicação.

*Um gerenciador de configurações de estados de sessão.

*Tem embutido um cache de dados.

Um comentário: